De consultor a líder: como planejar a carreira

Planejar a carreira é uma ação muito importante para qualquer trabalhador. Inclusive para aqueles que se dedicam a atividades autônomas, como a consultoria. Afinal, quem não deseja traçar um caminho de sucesso e se destacar por seu desempenho?

Ao ingressar em uma rede, é importante avaliar quais oportunidades de liderança e desenvolvimento estão disponíveis. A partir disso, você poderá definir seu plano de carreira conforme categorias e bonificações, especialmente se eles envolverem marketing multinível.

O processo é desafiador, mas enfrentá-lo também é gratificante. Portanto, se você quer saber como se organizar a respeito deste assunto, continue esta leitura!

Estabeleça e cumpra metas em seu plano de carreira

O primeiro passo para montar um plano de carreira é estabelecer metas. Quais são suas expectativas durante determinado período? O que você espera alcançar com seu trabalho? Quanto tempo você tem para cumprir tudo o que foi definido? O que pode ser feito para agilizar meu desenvolvimento? Se umas das respostas for, por exemplo, a necessidade de fechar mais negócios, tente desenvolver melhores técnicas de vendas para ajudá-lo a cumprir esse objetivo.

Esta última pergunta é muito importante, pois você deve estipular um prazo específico para cada etapa. O intuito desta determinação não é pressionar, e sim organizar corretamente tudo o que precisa ser feito. Para facilitar as respostas, considere suas prioridades e não inclua em sua lista algo inviável. Assim, você não lida com frustrações e nem perde o foco diante de algum impasse.

Verifique seus pontos fortes e fracos para liderança

Este tópico abrange duas linhas: você, como consultor, e seu time. Se você pretende se tornar um líder, procure identificar seus pontos fortes e fracos na função. Aperfeiçoe o que for bom e estude melhorar tudo o que for preciso. Em relação ao seu time, seja coerente a respeito de quem convida para trabalhar sob sua supervisão.

Analise muito bem o perfil do colega e também descubra suas habilidades e falhas, para ajudá-lo a se desenvolver. Lembre-se de que você influenciará a atuação de toda uma equipe e que dependerá dela para seus próprios lucros também. Para que a recompensa geral seja justa, todos precisam caminhar no mesmo ritmo.

Invista em conhecimento de mercado

É fundamental conhecer muito bem o mercado com o qual você lida. Isso significa saber quem é seu público, como é o comportamento do consumidor e quais são as mudanças pelas quais o cenário costuma passar.

Entender cada uma dessas questões permite que você tenha mais segurança em sua atuação e consiga desenvolver novas capacidades diante de desafios. Faça também uma pesquisa sobre seu setor de atuação: alguns, como o de produtos Sensuais, são muito específicos e possuem detalhes importantes. Se você está familiarizado com eles, com certeza terá muito mais facilidade em apresentar soluções e resolver qualquer impasse.

Pronto! Você já sabe como montar seu plano de carreira e se destacar na liderança de uma equipe. Agora, é só colocar cada uma dessas orientações em prática e obter muito sucesso em seu trabalho.

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Karine Godoy
Karine Godoy

Karine é formada em Administração, e desenvolveu um amor por Marketing ainda no Ensino Médio. Gosta de escrever, ler assuntos variados e se arriscar na culinária. Está se pós-graduando para ser Master em Branding pela faculdade ESPM, e atualmente está à frente das redes sociais da A Sós!

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