Escuta Ativa como Estratégia de Vendas

Escuta Ativa em Vendas, como ela pode influenciar o comportamento de compra do cliente

Ser Consultora vai muito além da venda de produtos que mudem a vida sexual de pessoas. O papel da Consultora é mudar vidas através de informações e dos produtos.

Um grande número de pessoas que busca o atendimento com consultores traz uma queixa. Muitos clientes buscam novidades para inovar em seus relacionamentos, sendo assim os recebemos e facilmente atendemos esses desejos porque eles são de fácil compreensão.

Mas, como atender àqueles que trazem queixas? Aqui mora o grande desafio de trabalhar com seres humanos: saber ouvir. E vamos falar disso a partir de agora.

Quando nos comunicamos não o fazemos somente pelo diálogo. Nosso corpo todo fala. Nossas expressões faciais, nossa postura, nosso tom de voz e muitas outras expressões físicas colaboram e complementam essa comunicação. Cabe a nós perceber os sinais para melhorar a comunicação e entender verdadeiramente o que seu cliente quer. E como podemos fazer isso? Com uma Escuta Ativa.

Para treinar a Escuta Ativa precisamos estar realmente presentes em pensamento e atitudes no momento do diálogo. Deixe seu cliente falar e observe seu tom de voz, a velocidade em sua fala, suas expressões faciais, sua postura. Escute! Esteja presente!

Neste momento seu cliente é o centro do seu Universo e você deve demonstrar isso todo o tempo. Seus olhos não podem vagar, seus pensamentos não devem fugir, seu aparelho telefônico não deveria fazer som algum. Neste momento seu cliente é único. Foque no momento.

Costuma ser muito difícil contar para alguém quando estamos passando por algum problema, imagine contar que estamos em busca de uma solução através de algum produto que você possa fornecer.

Torna-se muito mais difícil a comunicação quando se trata de qualquer queixa na vida sexual, visto que vivemos em uma sociedade onde falar de sexo pode ser mal visto, mas, mesmo assim, a performance sexual é uma cobrança existente dentro dos relacionamentos.

Por esse motivo sua escuta deve ser total e imparcial para que consiga entender qual a real necessidade que essa pessoa traz para você.

Mas, o que significa uma Escuta Imparcial?

Significa que você precisa ouvir com empatia e sem julgamentos. A necessidade e a dor de seu cliente podem ser incompreendidas ou mesmo insignificantes para você, mas para aquela pessoa ela é real e de um tamanho maior do que você imagina.

Portanto, escute sem julgar. Escute com carinho e atenção. Essa pessoa vai te passar todas as pistas para saber qual o produto atende melhor à sua queixa naquele momento.

Muitas vezes as queixas e dores são veladas por piadas, brincadeiras, meias palavras ou expressões corporais e faciais destoantes do discurso, mas se você escutar com ouvidos, olhos e coração, de certo vai conseguir perceber a verdadeira dor que está sendo trazida para você.

E agora que eu já escutei, qual o próximo passo?

Se você conhece muito bem o seu arsenal de produtos, poderá escolher o que melhor atende àquela demanda naquele momento. Não se preocupe se o produto eleito por você naquela hora não for o que queria vender de primeira. Se você realmente escutou com atenção e sem julgamentos, este cliente já foi conquistado e sabe que pode contar com você sempre que precisar. Você fidelizou um ser humano com sua acolhida e isso é duradouro.

Pratique Escuta Ativa e Imparcial! Você vai perceber que toda pessoa precisa ser acolhida para poder ser acessada. Suas relações de trabalho serão muito mais fáceis quando realmente escutar sem julgamentos.

Seja a pessoa que acolhe!

Karine Godoy
Karine Godoy

Karine é formada em Administração, e desenvolveu um amor por Marketing ainda no Ensino Médio. Gosta de escrever, ler assuntos variados e se arriscar na culinária. Está se pós-graduando para ser Master em Branding pela faculdade ESPM, e atualmente está à frente das redes sociais da A Sós!

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